FANDOM

RAPadura
Object image
Informação Geral
Nome Completo Francisco Igor Almeida do Santos
Apelido Xique-Chico
Data de Nascimento 11 de Julho de 198
Data da Morte (desconhecido)
Origem Fortaleza, Ceará
Ocupação Rapper
Gêneros Rap
Ritmos Nordestinos
Período em Atividade 1998 - presente
Gravadora(s) (desconhecido)
Afiliações (desconhecido)
Página Oficial [www.rapaduraxc.com.br]

RAPadura (ou Rapadura Xique-Chicho), nome artístico de Francisco Igor Almeida do Santos (Fortaleza, 11 de Julho de 1984) é um rapper brasileiro

BiografiaEditar

Francisco nasceu em Lagoa Seca, vila do município de Fortaleza, no Ceará. Com treze anos, migrou com a família para a cidade de Brasília. O apelido tem origem da rapadura, o doce preferido de Francisco. Ele costumava comer um pote de rapadura depois de jogar futebol com seus amigos. Inspirado em ritmos de música e dança nordestinos como embolada, repente, coco, maracatu, capoeira, cantigas de roda, baião e forró; além de ritmos urbanos como jazz, soul, funk e samba-rock, Rapadura começou a compor com apenas 14 anos, com os temas refletidos na saudade que sentia do Nordeste.

Sua primeira participação notável foi na faixa "A Quem Possa Interessar" do CD Aviso às Gerações, do rapper brasiliense GOG, lançado em 2006. A partir de então, tornou-se conhecido no país inteiro, fato que fez ele vencer a categoria "Grupo ou Artista Solo Norte/Nordeste" do Prêmio Hutúz de 2007. Dois anos depois, foi escolhido no mesmo prêmio como um dos três melhores cantores/grupos das duas regiões na década.

Em uma mistura de rap com ritmos nordestinos, Rapadura apresentou em fevereiro de 2010 seu primeiro trabalho, intitulado Fita Embolada do Engenho - Rapadura na Boca do Povo. É uma mixtape com 8 faixas, dentre elas o single "Maracatu de Cá pra Lá".

Em 16 de maio de 2010, apareceu no programa Manos e Minas, da TV Cultura. Rapadura também é conhecido no musical por utilizar sempre um chapéu de palha nos seus shows, que geralmente é acompanhado com uma vestimenta simples, típica de onde nasceu. Criou diversões bordões que se tornaram peculiares, entre eles Oxente, é arrente!.

DiscografiaEditar

MixtapeEditar