FANDOM

MV Bill
Object image
Informação Geral
Nome Completo Alex Pereira Barbosa
Apelido (desconhecido)
Data de Nascimento 3 de janeiro de 1974
Data da Morte (desconhecido)
Origem Rio de Janeiro, RJ
Ocupação Rapper
Escritor
Ator
Cineasta
Ativista
Gêneros Hip hop
Período em Atividade 1993 - Atualmente
Gravadora(s) Chapa Preta
Universal Music
Natasha Records
Sony BMG
Afiliações Kmila CDD
DJ Tony
Página Oficial www.mvbill.com.br

MV Bill, nome artístico de Alex Pereira Barbosa (Rio de Janeiro, 3 de janeiro de 1974) é um rapper e escritor brasileiro. Ganhou o apelido de "Bill" logo aos oito anos de idade, em referência a um rato que vinha nas figurinhas de chiclete da Copa do Mundo FIFA de 1982. Já a alcunha MV apareceu mais tarde, em 1991, quando senhoras evangélicas da Cidade de Deus o rotularam por "Mensageiro da Verdade", pelo modo como transmitia a realidade das favelas.

BiografiaEditar

Iniciou a carreira na música em 1988, quando começou a escrever sambas-enredo para seu pai, sendo que em 1993 fez sua primeira participação em um disco oficial. Seu primeiro álbum foi lançado em 1999 sob o título de Traficando Informação, que contou com a faixa "Soldado do Morro", que fez MV Bill ser acusado de apologia ao crime. Três anos depois, gravou o segundo trabalho, chamado Declaração de Guerra, com participações de artistas como Charlie Brown Jr. e Nega Gizza. Sua discografia ainda abrange outros dois álbuns, Falcão, O Bagulho é Doido, de 2006, e Causa e Efeito, de 2010. Ainda, lançou um disco de vídeo em 2009, intitulado Despacho Urbano.

Paralelamente à carreira de rapper, MV Bill lançou em 2005, junto com Celso Athayde, o livro Cabeça de Porco. No ano seguinte, Falcão - Meninos do Tráfico, disponibilizado em livro e DVD, que tornou-se conhecido nacionalmente após exibição no programa Fantástico, da Rede Globo. O documentário conta a história de dezessete jovens que se envolveram com o tráfico de drogas, onde somente um sobreviveu. Durante as filmagens, Bill chegou a ser detido e preso por policiais. Uma sequência desse material foi lançada em 2007, sob o nome Falcão - Mulheres e o Tráfico.

TrabalhosEditar

DiscografiaEditar

VideografiaEditar

FilmografiaEditar

  • 2006 - Falcão - Meninos do Tráfico
  • 2010 - Sonhos Roubados
  • 2010 - Malhação

BibliografiaEditar

  • 2005 - Cabeça de Porco
  • 2006 - Falcão - Meninos do Tráfico
  • 2007 - Mulheres e o Tráfico