FANDOM

C4bal
Object image
Informação Geral
Nome Completo Daniel Korn
Apelido (desconhecido)
Data de Nascimento 4 de Abril de 1980
Data da Morte (desconhecido)
Origem São Paulo, SP
Ocupação (desconhecido)
Gêneros Hip hop
Período em Atividade 2003 - Atualmente
Gravadora(s) ProHipHop
Afiliações Time PRO
Mr. Bomba
Thaíde
Jacksom
Página Oficial prohiphop.com.br/Cquarta/

C4bal (anteriormente conhecido como Cabal), nome artístico de Daniel Korn (São Paulo, 4 de Abril de 1980) é um rapper brasileiro. Teve seu primeiro contato com o hip hop quando ele tinha apenas oito anos de idade, no bairro do Brooklyn, em Nova York, período em que fora morar com sua mãe. O cantor, que ficou nacionalmente conhecido pelo hit "Senhorita", e que em 2006 faturou um prêmio Grammy pela gravação da canção "Vida Marvada", ao lado de Chitãozinho e Xororó.

BiografiaEditar

Cabal conheceu a cultura hip hop ainda criança, aos oito anos, nas ruas de Nova York, onde morou por dois anos com a mãe, a arquiteta e produtora Priscila Pfromm, falecida em 2006. Antes de se dedicar exclusivamente à música, o rapper terminou o colegial nos Estados Unidos, desta vez em Washington, voltou para o Brasil e foi vendedor de consórcios de automóveis e estagiário do Citibank. "Comecei a fazer shows, dormir tarde e perdia a hora do trabalho", lembra. O ultimato do gerente do banco não demorou, a música ou o emprego. Apoiado pela família, Cabal escolheu as rimas.

O rapper sempre quis popularizar o hip hop com sucessos de massa, e para isso, aposta em mensagens positivas. "Não é todo mundo que quer escutar algo como "minha mãe está chorando" ou "vou assaltar um banco", diz. Conta, ainda, com parcerias inusitadas. O cantor Xororó, sempre que quer brincar com o rapper, diz: "É nóis na fita, mano!".

Cabal afirma que nasceu uma amizade sincera entre ele e Xororó e vê uma essência parecida entre rap e música sertaneja. "A música sertaneja começou com a moda de viola, o cara do interior contando os ‘causos’ dele. O rap também é um pouco isso, um cara contando o cotidiano dele na cidade, na periferia."

Em 1998 no bairro Vila Madalena, em um espaço chamado Brancaleone, considerada uma das noites mais badaladas de São Paulo, onde se ouvia tudo de black music, soul e funk dos anos 1970, hip hop, R&B, samba rock e acid jazz. Era um dos poucos lugares que abriam espaço para o DJ testar novos sons do hip hop nacional. Entre o público que frequentava a casa, tinham as pessoas comuns e artistas consagrados. O público comum podia dividir o mesmo espaço com os artistas de sucesso e assim dividir suas experiências. DJ Hum conta: "Foi neste ambiente que conheci o Daniel, que mais tarde seria conhecido como o rapper Cabal. Garoto branco, classe média, mas detentor de um talento de rimar importante, só visto por aqueles que vieram da velha escola, a arte de improvisar em cima das bases, sem decorar letras".

Entre algumas idas e vindas, aos 24 anos ele se restabeleceu em São Paulo e conheceu o trabalho de artistas como Racionais MC's, Thaíde e DJ Hum e SP Funk, decidindo dessa maneira o rumo que daria em sua vida, e mesmo que sua aproximação com a cultura tenha sido ainda na infância, ele sempre disse que sua carreira como MC rapper iniciou-se apenas em 2003.

Ex-integrante do projeto Motirô, idealizado por DJ Hum, C4bal dividiu suas rimas com o cantor black Lino Crizz, e juntos foram responsáveis pelo hit das pistas de dança e FMs do Brasil; Senhorita, faixa da compilação Humbatuque Clube, nome também do selo independente de DJ Hum, que reúne artistas como Paula Lima, Xis e SP Funk.

DiscografiaEditar

ÁlbunsEditar

SinglesEditar